Clima para amanhã em Monte Sião, MG

Previsão do tempo para amanhã e para os próximos 5 dias


Monte Sião - MG, "Capital Nacional do Tricô"

"Com o fim do ciclo do ouro na região, tinha início a corrida para apossamento de terras com o propósito de formação de fazendas. Nessa transição, surgia o primeiro núcleo urbano, que mais tarde em 1849 marcaria a fundação do lugar.

Missionários do além-mar, de passagem pelo arraial, por volta de 1850, deram-lhe o nome de Monte Sião, à vista da semelhança do acidente orográfico local com o monte bíblico das colinas de Jerusalém. A partir daí o Arraial alcançaria uma série de melhoramentos na força de seu trabalho: Distrito de Paz em 1854, Paróquia em 1881, Município autônomo em 1938, Comarca em 1950, Estância Hidromineral em 1957 e Capital Nacional do Tricô em 1972.

Fato interessante viria a ocorrer a partir de 1887 quando imigrantes italianos, cerca de 350 famílias, passariam a influenciar diretamente em todas as atividades, dedicando-se destacadamente no cultivo do café; desde então o trabalho passaria a ser uma vocação coletiva, até os dias que correm, como prova a evolução histórica de Monte Sião".

Monte Sião fica a 391Km da capital do Estado, em linha reta, rumo S.O. Por rodovia está a 170Km de São Paulo, 470Km de Belo Horizonte, 100Km de Campinas, 90Km de Pouso Alegre, 7Km de Águas de Lindóia, 31Km de Ouro Fino, 33Km de Socorro, 22Km de Jacutinga, 37 Km de Itapira e 33Km de Bueno Brandão".

Pelo menos 80% de sua população é ocupada na produção de malhas, com predominância para micro e pequenas empresas.

Atendendo ao mercado nacional e também estrangeiro, em especial a América do Sul e alguns países da Europa.

Em Monte Sião não há grande disponibilidade de mão de obra, todos estão ocupados na fabricação das malhas para todas as idades, com destaque para a produção infantil às mais variadas possíveis.

A Cidade possue boa infraestrutura urbana com mais de 90% servida de água e esgoto. Dispõe ainda de boa estrutura hospitalar, rede bancária, agência de correio, sistema DDD de telefonia e uma extensa rede municipal e estadual de ensino, inclusive 2° grau.

Falta à Monte Sião apenas uma infraestrutura hoteleira capaz de abrigar no pico - meses de Abril e Setembro - aproximadamente 5 mil turistas nos finais de semana e feriados prolongados".

Pontos Turísticos E Passeios:

  • Praça Prefeito Mário Zucato: Linda praça revestida de flores e árvores ornamentais, onde se respira ar puro. Esculturas de ciprestes enfeitam a praça, defronte a Igreja Matriz.
  • Feira Permanente: Grande parque industrial, artesanal e comercial de roupas de malhas - 1.300 médias e pequenas malharias; 2.000 lojas, em galerias, casas residenciais e comerciais, que se estendem por toda a cidade.
  • Hotel Fazenda Guarany Country: Complexo avançado, para fins turísticos a apenas 1.500m do centro da cidade, pertencente ao Hotel Guarany de Águas de Lindóia.
  • Cachoeira do Coqueiral: Distante 6Km do centro da cidade. Local para descanso e lazer.
  • Porcelana Monte Sião: Indústria de porcelana localizada na rua 7 de setembro. O visitante poderá percorrer suas instalações e conhecer todo o processo de fabricação. É a única fabricante no país da porcelana decorada em azul e branca.
  • Serra do Macaco: A 1.139m de altitude, com densa vegetação, onde o verde parece brincar com as nuvens banhadas de sol. Existem estradas, com belas paisagens, que alcançam o topo do monte.
  • Morro Pelado: Com 1.319m de altitude, de onde se tem uma maravilhosa vista inesquecível dos extensos vales, montanhas, cidades mineiras e paulistas. É usado também para a prática de vôo livre, podendo seu topo ser alcançado de automóvel.
  • Pesqueiros: Dois grandes pesqueiros modernos, com variedades de peixes, recebem os visitantes para as suas horas de lazer. Pesqueiro Lago Azul, no bairro Furrier, distante 4Km pela estrada do matadouro municipal e Pesqueiro Ferrari, na rodovia MG 459, distante 18Km.
  • Museu Histórico e Geográfico: Digno de ser visitado, localizado ao lado da Prefeitura. Um grande acervo, que retrata com fidelidade a história e a cultura de Monte Sião de maneira original e muito interessante. Pode-se ver uma exposição inédita de vários rádios e vitrolas antigas. Fundado e idealizado por Pascoal Andreta em 08/12/1982, este homem gênio foi funcionário público, professor, pintor, pedreiro, topógrafo, poeta, compositor, trovador, músico, maestro, seresteiro, jornalista, romancista, exercendo todas estas atividades com esmero e rigor, procurando atingir a perfeição em cada uma delas, à maneira dos homens tocados pela centelha da genialidade.
  • Centro de Exposição e Lazer: Local agradável dentro de uma área de 30.000m², na região Norte da cidade. Lago, piscina, quiosques, pavilhão de feiras de malhas e de festas constantes.