Monitoramento por Satélites
Todos os recursos humanos e tecnológicos têm sido buscados pelo Clima para Amanhã num processo contínuo e permanente de aperfeiçoamento.
Clima para Amanhã opera com 60 (sessenta) plataformas automáticas de coletas de dados – PCD’s, distribuídas em municípios pólos em todo o território nacional. As PCD’s são acopladas a radares meteorológicos e sistemas de leitura de imagens via satélite, interligando-se ao CMCD, onde os dados são processados para o monitoramento do tempo, clima e recursos hídricos e disponibilizados para pesquisas científicas e tecnológicas, beneficiando assim todos os segmentos sócio-econômicos, principalmente no setor agrícola.
Todos os recursos humanos e tecnológicos têm sido buscados pelo Clima para Amanhã num processo contínuo e permanente de aperfeiçoamento.
Fornecer a previsão a longo prazo para um determinado local com a finalidade de auxiliar no planejamento de estratégias que favoreçam o desenvolvimento de negócios.
Capacidade de elaborar previsão de Tempo e Clima, com até 6 dias de antecedência; através de dados obtidos pela instalação de equipamentos de ponta conhecidos como Plataformas Automáticas de Coleta de Dados (PCD’s).
Dados climatológicos do Brasil para monitoramento do tempo e do clima, disponibilizando os modelos matemáticos para elaborar a previsão e a tendência do clima para os Estados do Brasil.
'Do Tempo' é um estudo que se baseia nos conceitos antigos da Meteorologia que foi criada com dedicação pelo filósofo grego Aristóteles muito antes de Cristo. Esses estudos metereológicos nada mais são do que as observações de fenômenos atmosféricos terrestres, com enfoques físicos.
Todos os dias bilhões de pessoas no mundo dependem da meteorologia para ajudá-los a planejar suas vidas, proteger seus negócios e obter mais de seu dia. O Clima para Amanhã fornece previsão do tempo para qualquer longitude / latitude na Terra, porem nesta primeira etapa estamos focando no Brasil com conteúdo personalizado e interativo.
Estamos dispostos a inovar na área de meteorologia, pois sentimos a carência que o Brasil tem em conseguir uma informação meteorológica mais precisa em uma plataforma de tecnologia nos padrões atuais. Nosso projeto ainda está no começo, porem a cada dia teremos novidades para que possamos ser um instrumento de grande utilidade para todos os usuários.
Estaremos abertos a sugestões para que juntos possamos criar uma ferramenta aberta, gratuita e de confiança.
Contamos com a colaboração de todos.
O laboratório de meteorologia Clima para Amanhã tem como objetivo modernizar o serviço meteorológico em todos os estados brasileiros e desenvolver pesquisas científicas nas sub-áreas de clima, hidrologia e meio ambiente, visando a proteção da sociedade, do meio ambiente e dos setores produtivos.
É disponibilizada informações customizadas dos seus sistemas de monitoramento (pluviômetros, plataforma de coleta de dados meteorológicas automáticas e estações meteorológicas convencionais).
Condições de tempo associadas à evolução temporal e espacial da precipitação e de fenômenos causadores de chuvas intensas. Os boletins são atualizados diversas vezes ao dia e podem ser disseminadas em contato direto com o usuário.
Refere-se ao comportamento da atmosfera em períodos longos, com meses, trimestres e anos, considerando as variáveis de chuva e temperatura.
Informa-se a ocorrência de fenômenos climáticos como El Niño e La Niña.
A previsão para todo o teritório brasileiro tem horizonte de três meses e atualização mensal, detalhando a previsão para todas as mesorregiões dos Estados.
Desenvolvimento, organização, sistemas de coleta, recepção, armazenamento e tratamento de todas as informações, visando a formação de um banco de dados de cada microregião do Estado.
Identificação dos usuários potenciais e desenvolvimento de projetos para cobrir carências e possibilitar uma interação estratégica entre o sistema produtivo e a difusão de dados tecnológicos.
Estabelecimento de cooperação institucional entre diversos órgãos para sustentação de projetos de pesquisa e desenvolvimento global do Estado.
Desenvolvimento e implementação de rotinas para geração e disseminação de informações aos usuários sobre Clima, Tempo e Água.
Desenvolvimento de programas informativos para auxiliar no gerenciamento da produção agrícola, defesa civil, produção energética, controle de pragas e doenças de culturas agrícolas, zoneamento agrícola de época de plantio de menor risco climático e outras anomalias sazonais.
Desenvolvimento de programas intensivos de treinamento para o corpo técnico, visando capacitar todo o pessoal envolvido no programa.